O AMOR MAIS INCOMPARÁVEL DO MUNDO.

O que aconteceu na última quarta-feira me inspirou a escrever sobre a decisão.

Ia ao ar no Fogo em Foco na última segunda, totalmente aéreo e desfocado. Meu desânimo era notório – isso até antes do Zé, como sempre, nos puxar da inércia e balançar a nossa mente. Antes da transmissão, ele olhou nos meus olhos pela câmera e disse: “triste sim, desanimado nunca, moleque. Levanta essa cabeça que essa tua casca grossa ainda vai aguentar muita dor!”. Foi das palavras da boca do meu amigo e ídolo que me tocaria da minha missão aqui nesse mundo.

No metrô, a caminho do estádio, eu, à paisana, ouvi um rubro-negro dizer a um amigo do meu lado: “cara, por que botafoguense ainda vem a esse jogo?”. Foi aí que eu abri um sorriso. A luz acendeu na minha cabeça. Tudo que o Zé me dissera na segunda se atrelava à fala infeliz e leiga do amigo da Gávea. Eu me enchia de confiança, abria minha mochila e, na hora, colocava a camisa do Botafogo, de peito estufado.

A gente sempre vai estar ali. Somos a pedra no sapato de quem ainda ousa em perguntar “aonde estamos”. Somos nós, os IRRACIONAIS, que em dois mil, gritamos mais que 20 mil leigos de certos clubes.

Foi comprovado que os dois mil que estiveram presentes contra o Flamengo não foram pra “torcer” pelo Botafogo. Nós somos ele próprio. A doença avançou e o estágio é incurável, sem vacinas ou anticorpos que nos curem – e sem contexto negativo que nos derrube. Decepções nos frustram, mas ao contrário dos ambientes normais, logo tudo vira mais combustível pra aguentar mais porrada, conosco berrando um “foda-se” do tamanho do mundo. A gente se importa é com o BOTAFOGO. A nossa paz é segundo plano.

O Botafogo é tudo aquilo que nos cerca, por sinônimo. É o nosso pai, que nos trilhou o rumo da vida, mas não aliviou e não nos tirou o nexo da realidade cruel do mundo; é o irmão mais novo, que vamos assistir jogar o torneio da escola, mesmo que não leve o menor jeito para aquilo; é até o nosso cachorro, com quem nunca trocamos palavras, mas temos amor incondicional.

É como foi dito no áudio que viralizou e tanto emocionou o forte Zé: o Botafogo é aquele amigo que vai pra mão com vinte, mas você entra pra defendê-lo encarando o bando inteiro, como se fosse você que estivesse em maioria.

Receosos, amedrontados, mas desabonados NUNCA. A cada decepção, tão comum em qualquer temporalidade de nossas vidas, o nosso vigor AUMENTA. A voz ecoa em dobro, as cordas vocais liberam o ódio e extravagância de tanto desabafo que infla nossa alma há décadas.

Quando trajamos preto e branco, somos seres primitivos, irracionais, incapazes de passar em um teste psicotécnico. Não por incivilidade, mas porque, pra seres assim, o amor é prioridade. O amor que ninguém cala, a chama da paixão que nunca vai se apagar, o sangue que ferve pela estrela mais abstrata desse universo. Não há título, frustração, derrota, sofrimento que nos abale. Sofro há tanto tempo, ouço há tanto tempo, vejo muitos ficando para trás, e o nosso ego de amar o Botafogo inflando ainda mais.

Fomos dois mil doentes quarta, como disse o meu irmão José Passini. Que sejamos mais doentes ainda, em quantidade e qualidade, de domingo em diante. É a nossa marca. Estampada na testa, nos olhos em chamas e na alma. E quanto menos os leigos nos compreenderem, mais eu me apaixono.

Esteja presente. Afinal, você joga. Você É o Botafogo. Independente do que possa acontecer. De peito aberto, estufado, extravasando melancolias, com a confiança contrária à nossa realidade. O por quê? Não importa. Esse é o nosso diferencial. Que outros continuem a desentender. Essa irracionalidade que não se compara.



Abs,

Daniel Braune

Comentários

  1. Expôs todos os sentimentos dos Botafoguenses de forma ímpar

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Um texto mais que motivacional, retrata bem as características dos verdadeiros botafoguenses, não somos só um torcedor, somos o clube, a instituição, somos loucos!

    ResponderExcluir
  3. Torcer pelo Botafogo é masoquismo puro... Um clube que não ganha um título importante há 23 anos é preciso ter muito amor e paixão realmente. Parabéns botafoguenses...

    ResponderExcluir
  4. Que texto sensacional!!

    ResponderExcluir
  5. Incondicional esse nosso do Amor pelo BOTAFOGO! Parabéns pelo texto cara...VC é aquilo que todos esperamos de nossa torcida.

    ResponderExcluir
  6. Como disse antes, voce tem o dom da palavra...explanou com muita propriedade seu amor ao nosso Fogão...sou seu fã!

    ResponderExcluir
  7. O que dizer em relação ao texto? Sensacional, ser Botafogo é isso, a cada jogo, independentemente do resultado, da situação do clube, só em lembrar dos bons momentos que vivi com ele, me faz sempre voltar maior e mais forte. Falou tudo! De agora em diante eu digo, afirmo e repito, EU SOU O BOTAFOGO! E COM MUITO ORGULHO! Parabéns, Braune.

    ResponderExcluir
  8. Como sempre vc consegue traduzir o que nós sentimos pelo Botafogo. Parabéns , que essa chama no seu peito não diminua sua intensidade, que ela só cresça e que o combustível para que ela aumente seja esse seu amor incondicional e imensurável pelo nosso fogaoooo !!

    ResponderExcluir
  9. Exatamente esse o espírito do botafoguense, é realmente um sentimento que ninguém entende. Não é pra qualquer um torcer para o glorioso!
    Excelente texto

    ResponderExcluir
  10. Isso é ser Botafogo! Daniel Braune incrível como sempre.

    ResponderExcluir
  11. Aquele tipo de texto que traduz as emoções e sentimentos de ser botafoguense. Fera demais!

    ResponderExcluir
  12. Mando Muito Braune

    Tmj Smp��✌️����

    #Não se compara quando vc joga não importa nada É Diferente EsseSentimento Ninguém Entende Vamo Vamo Vamo Botafogo Clube Que É Mais Tradicional Quero Te Ver Campeão de novo vou te apoiar até o final

    ResponderExcluir
  13. O amor por um clube , uma pessoa , um animal , só existe na cabeça de quem ama , e no coração de quem tem a capacidade de amar

    ResponderExcluir
  14. Ainda falam que o Botafogo é pequeno. Sou tricolor, mas reconheço que o amor dos botafoguenses é grande.

    ResponderExcluir

Postar um comentário